Crise X Oportunidade

crise-oportunidade

 

Vivemos um momento em nosso país onde uma das palavras mais ditas com certeza é a palavra “crise”. E apesar da pouca idade que tenho, 38 anos, me arrisco dizer que poucas foram as vezes, onde uma crise financeira afetou tanto nossa nação, e em uma escala tão ampla, atingindo todas as classes sociais.

A tendência do ser humano nessas situações, é se deixar levar pela maré de murmuração e comentários negativos, que crescem de maneira assustadora a cada dia, e isso é ruim, pois nos leva a olhar apenas o lado ruim das coisas, nos desestabilizando cada vez mais. Não é algo fácil na prática, mas devemos tentar com todas as forças, extrair lições e tentar descobrir o que podemos fazer para mudar esse quadro.

Chamamos de crise, os acontecimentos e situações que mudam de forma significativa o nosso dia a dia, nos tirando de nosso “habitat natural.” Essas “crises”, podem ocorrer em várias áreas de nossa vida, e não apenas no aspecto financeiro e muitas vezes nos “tiram o chão”, por isso, é de suma importância identificar a(s) causa(s) para na medida do possível, planejar medidas que possam reestabelecer o equilíbrio.

Existe uma reflexão que é atribuída a Albert Einstein que sintetiza bem isso:

“Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”

Uma coisa é certa, as “crises” muitas vezes são usadas por Deus como ferramentas para nos levar à algumas reflexões, que quando feitas com sinceridade, produzem excelentes resultados. Vamos à alguns deles:

1 –  Nos tira do comodismo – As vezes atingimos um nível de sucesso em nossa vida pessoal, familiar, espiritual e profissional, que nos leva à um estado de comodismo, onde temos a tendência a nos sentir “onipotentes” e nos esquecemos de que a vida é feita de ciclos, bons e ruins.

2 – Mostra novos horizontes – Quando saímos do comodismo muitas vezes conseguimos vislumbrar novos horizontes que antes não nos apercebíamos. Isso nos leva a produzir mais, o que é muito saudável.

3 – Mostra quem somos de verdade – Nos momentos mais difíceis é que as pessoas realmente mostram quem são e quais são seus princípios e valores. Quem é fiel no pouco, também será no muito.

4 – Potencializa nossas forças – Momentos de crise também são excelentes para potencializar nossas forças, pois tem o poder de ativar em nós o potencial que até então não era utilizado em sua plenitude.

5 – Nos leva a buscar Deus – Muitos são os testemunhos de pessoas que afirmam que após um período de crise, passaram a buscar mais o amparo e principalmente direção e sabedoria de Deus, gerando assim uma aproximação d’Ele nunca experimentada antes.

Sei que lendo esse texto, pode parecer que nunca me senti afetado de maneira negativa pelas crises do dia a dia, mas isso não é verdade. Apenas decidi mudar de foco e não desistir, e te garanto, seguindo os pontos que citei acima as coisas começaram a mudar e pouco tempo. Caso você se encontre desestimulado por causa da “crise”, espero que esse texto possa te ajudar. Se você gostou, peço que compartilhe e indique para um amigo. Caso tenha algum comentário ou dúvida, poste aqui embaixo que terei o maior prazer de responder! Grande abraço!

13125000_1735863353316813_6027627427949377457_nRicardo Soares
É guitarrista da banda Fire, produtor musical, atua como professor de guitarra e violão há mais de 20 anos e está fase final de gravação do seu 3º trabalho solo. Mais informações em: www.ricardosoares.net.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s